terça-feira, 12 de novembro de 2013

Os sete erros do possível filme da "Liga da Justiça"

Como deu para perceber, o plano ambicioso da Disney/Marvel em fazer uma continuidade "como a dos quadrinhos" para os filmes deu certo. "Os Vingadores" foi um sucesso de bilheteria e foi o terceiro filme com maior arrecadação da história dos cinemas, atrás apenas de "Titanic" e "Avatar". Seria previsível que a concorrente faria a mesma coisa, principalmente com a bem mais famosa "Liga da Justiça", não é? Mas, pelo visto, todos querem um filme da Liga, exceto quem tem os direitos (Warner/DC). Estes até estão tentando fazer um esforço para começar, mas o que estaria dando errado? Eu vou enumerar...

1- Desprezo pela matéria-prima:
Força de vontade significa muita coisa no final de uma obra: algo feito com carinho é algo muito melhor do que algo feito "nas coxas". O problema é que o Estúdio (Warner) ODEIA as histórias porque elas são "infantilóides", "toscas" e "fantasiosas" demais para o público adulto e, para aceitar a fazer o filme, seria necessário uma abordagem mais "realista" e "adulta" da obra. Toda mãe sabe que "Liga da Justiça" é algo infantil e que seus filhxs adoram, portanto uma abordagem infantil não seria ruim. Nem preciso falar que a concorrente não fez uma abordagem realista e adulta e o pessoal adorou (pronto, falei!).

2- Christopher Nolan não é o diretor/produtor adequado para a situação:
Sim, ele é um baita diretor e dirigiu baita filmes, inclusive o "Cavaleiro das Trevas", que era uma abordagem realista e adulta do Batman (motivo da Warner achar que só essa abordagem que serve). Algumas considerações: primeiro, o filme fez sucesso porque era bem estruturado e não porque era realista; segundo, Nolan é um especialista em filme de ficção científica e odeia histórias de super-heróis por serem fantasiosas (já vimos como Michael Bay fez "Transformers" contra a sua vontade e o resultado que deu); e terceiro: não existe fórmula específica para sucesso de audiência.

3- Mulher-Maravilha merece um filme próprio:
A Liga, apesar de ter vários membros, tem a sua Santíssima Trindade: Superhomem, Batman e Mulher-Maravilha. Tivemos vários filmes dos dois primeiros, porque o dela não? Porque ela é mulher? Besteira! Ela é simplesmente a heroina que não é "versão feminina" de um superherói masculino (Supermulher, mulher-aranha, she-hulk, miss marvel, a lista é enorme). Hey, Warner: a história é sobre uma PRINCESA que vive em um MUNDO MÁGICO, que tem CURIOSIDADE PELO MUNDO LÁ FORA, e que tem REPROVAÇÃO DOS PAIS. A sua concorrente DISNEY já fez esse tipo de filme pelo menos TRINTA VEZES e deu lucro em TODAS ELAS. Seria uma boa idéia usar isso como ponto de partida para o filme. Só que não: tinha que ser o Super homem. Falando sobre isso:

4- O último filme do Super-Homem foi um tédio:
Esse filme não parecia saber o que queria ser, mas sabia exatamente o que não queria ser: "Superman - o retorno". Aquele filme era dramático demais? Vamos botá-lo dando soco em coisas, afinal de contas, nada é mais interessante do que o Super-homem socar coisas. Esse personagem faz sucesso porque, apesar de ser um dos primeiros do gênero, ele é um símbolo de otimismo e esperança, usando suas habilidades para ajudar o próximo e não necessariamente combater o crime. Estou ciente que ele já matou antes, mas essas histórias também eram ruins. Uma abordagem "realista" de um personagem que voa, tem visão de calor e de raio-x obviamente não iria funcionar. Tirando o diretor (que é perfeito para o filme da liga), o ator principal e as cenas de ação (padrão-ouro para futuros filmes de ação), o resto simplesmente não presta.

5- "Batman versus Superman" não é uma boa abordagem:
Como solucionar o problema citado anteriormente?  Segundo a Warner, basta colocar Batman em tudo que resolve. A questão é que isso é para ser uma cena de filme e não o filme todo. Nem preciso falar que os dois tem poderes absolutamente desiguais, tendo quedepender da kryptonita.

6- Os funcionários que querem fazer o filme estão proibidos de fazê-lo:
História verídica. Tem vários funcionários da Warner e DC que fazem desenhos animados e HQs da Liga e adorariam fazer o filme como se fosse o sonho de suas vidas. Ao ser questionado sobre isso, um dos sócios majoritários da Warner respondeu com desprezo: "Vocês acham que vou deixar o pessoal de desenho animado fazer um filme?", demonstrando óbvio pensamento de desenho = criança e filme = adulto. Hentai é paradoxo, então?

7- POR FAVOR, não use a kryptonita vermelha ou o Darkseid:
Darkseid é O vilão principal da Liga (quase sempre é ele atrás dos problemas). O problema é que os Vingadores já deixaram claro que vão colocar Thanos em sua continuidade. Eu estou ciente que Thanos é, basicamente, um plágio do Darkseid, mas como foi introduzido para o público que não lê quadrinhos antes, vai passar a impressão do contrário. A kryptonita vermelha simplesmente deixa o Super-Homem sem controle (já vimos o Hulk assim com o pessoal de sua equipe, seria um repeteco).

BÔNUS- Use o multiverso ao seu favor:
Essa é apenas uma sugestão minha. Seria muito legal para os fãs mais adultos que suas versões de heróis que eles curtiram no passado existiram e existem, sem que necessariamente signifique em apagar o passado, como o Batman de Adam West ou o Super-Homem de Cristopher Reeve contracenando com os mais atuais e com outras versões alternativas. Sim, seria tosco, mas seria icônico e inesquecível.

Um comentário: