quarta-feira, 23 de abril de 2014

Você não entendeu Light Yagami



Como combinado, hoje eu vou falar sobre Death Note. É o anime que eu mais aprecio porque é algo tão diferente de qualquer outra história já escrita que não dá para fazer uma associação com uma outra história (ex: Game of Thrones é um Sopranos na Terra Média). Eu não vou usar o meme “eu gostava de Death Note antes de ficar na moda”, mas eu não sabia que o anime era tão “mainstream” quando eu assisti pela primeira vez.

O anime tem os seus problemas: toda hora tem alguém falando sobre alguma coisa em algum momento. Quase todo o anime é um monólogo e dá para perceber que é uma versão muito compactada do mangá. Mas mesmo assim não é um defeito que prejudique muito o anime. Você sabe que o suspense é muito bem-feito quando a cena de ação (perseguição de carro) é a parte menos emocionante.

O que me irrita são os “fãs” desse anime. Apesar de eu não ter feito uma enquete para justificar os números exatos, posso dizer que, baseado na internet, aproximadamente 90% deles falam que gostam só para “se posar de inteligente” sem ao menos saber do que se trata ou ter visto, 9% deles gostam porque tem um personagem “fofinho” ou “fofinha” e 1% gostam do anime porque o anime foi de seu agrado. O post é para esses 1%.

Aos que nunca ouviram falar desse anime, vou tentar fazer uma sinopse. É impossível falar sobre o anime sem contar spoilers dos três primeiros capítulos do anime, então você já pode começar a assistir pelo quarto, ok? ;)

Light Yagami, um estudante de direito, encontra um caderno estranho que é capaz de a pessoa “cujo nome for escrito nela morrer”. Ao confirmar os poderes do caderno, ele o usa para matar criminosos e tenta criar um “novo mundo” com esse método. O resto do anime é a polícia, liderada por um detetive com o apelido de “L”, tentando encontrar esse assassino de métodos paranormais.

Agora, escrevi esse texto para dizer uma coisa aos conhecedores do anime: Light Yagami não é um anti-herói e muito menos um herói: ele é um vilão. Muito carismático, mas não deixa de ser um vilão. Por que eu estou falando isso?



Porque ele não usa apenas para matar criminosos: ele também usa para matar quem sabe dos seus planos e quem é contra ele. A frase mais repetida do anime é: “e eu vou me tornar Deus desse novo mundo!”. Agora me diga: plano de dominação global não seria algo que um vilão faria? Um herói quereria “dominar o mundo”?

E digo mais: se ele não tivesse matado a primeiríssima pessoa que o contrariou, ele poderia correr o risco de nunca ser pego. Ok, talvez demorasse muito mais, já que L tinha deduzido antes que o “Kira” era humano pelas mortes não obedecerem padrão epidemiológico (muito seletivo a criminosos) e que era japonês pela maior quantidade de mortos no país.

Outra informação que eu gostaria de compartilhar aos fãs é sobre a qualidade dos criminosos mortos. Quase todos eles eram “ladrão de salame”, estupradores, assaltantes, sequestradores ou assassinos. Só bandido de colarinho azul. Os únicos de colarinho branco que foram mortos por ele não tiveram “crimes financeiros” como motivo do assassinato, mas porque sabiam de informações importantes que o incriminaria.

Ou seja: o mantra “bandido bom é bandido morto” pode ser facilmente traduzido para “bandido bom é bandido rico, bandido pobre é bandido morto”. Os criminosos de colarinho branco passavam impunemente segundo a jurisdição de “Kira”, assim como de muita gente daqui do Brasil: essas pessoas que repetem esse mantra gostam de bater nos infratores por “justiça” (algo que está no moda hoje), mas até hoje vi ninguém dar a surra no Thor Batista por ele ter atropelado um pedestre.

O que estou querendo dizer é que o protagonista da história é idolatrado não apenas pelo anime gastar a maior parte do tempo focando nesse personagem, mas por defender uma ideia tentadora de vingança, e não justiça, aos criminosos por usar o mesmo recurso (assassinato) para acabar com os assassinos. Afinal de contas, se matar a todos os assassinos, só restará ele. O anime deixa evidente isso.

7 comentários:

  1. Oi Igor. Adorei seu blog. Sobre o post, realmente Death Note é incrível. Um dos melhores animes que eu já vi. Mas isso de ele matar só ladrão de galinha sempre me incomodou tb. E eu sempre afirmei que ele era um vilão. Pra mim isso sempre foi tão óbvio que esquisito era dizerem que ele era um herói. Nunca foi. Huashua obrigada pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Pra mim qualquer bandido tem que ser morto, independente de ter dinheiro ou não, tem que ir pra vala.

    ResponderExcluir
  3. Dá pra associar e comparar Death Note com Breaking Bad, as duas obras tem semelhanças absurdas

    ResponderExcluir
  4. Ele é um anti-herói já que mata pessoas para fazer um mundo mais seguro. E nunca vi alguém falar que ele é um herói. Um anti-herói é um personagem que faz atos ruim para fins bons igual Light Yagami e L.

    ResponderExcluir
  5. Mas ele mata sim pessoas de colarinho branco, se esqueceu do episódio do grupo Yotsuba? São empresários muito influentes e poderosos até mesmo na política!

    ResponderExcluir