terça-feira, 5 de agosto de 2014

Top 10 Filmes da Marvel



Com os Guardiões da Galáxia agora nos cinemas, temos tecnicamente 10 filmes feitos pelo estúdio da Marvel. Acho que está na hora de fazer a minha lista pessoal dos dez melhores filmes da Marvel. Sintam-se livres para concordar ou discordar:



10- Homem de Ferro 3

O Filme não funciona. Mesmo. São tantas falhas no roteiro que eu nem sei direito por onde começar.

Extremis não faz sentido: supostamente seria um vírus que dá ao portador fator de cura e o poder de cuspir fogo se conseguir suportar o vírus, caso contrário transforma o portador em uma bomba humana. Aí alguns deles se regeneram de uma explosão completa e outros não. E não se tem uma clareza do que realmente matam esses portadores. Ora um golpezinho resolve, mas outros conseguem sobreviver a feitos quase impossíveis.

O roteiro gosta de se desmentir a toda hora: Tony Stark diz que sua armadura foi reprogramada para ser compatível apenas com o DNA dele, mas vimos a Pepper Potts usar a armadura dele para fugir da emboscada quinze minutos antes da fala dele. Isso sem contar que uma das estratégias de derrotar o vilão era de colar a armadura nele e iniciar uma sequência de autodestruição.

E eu preciso dizer que o vilão sequestrou a Pepper (um clichê tão comum em videogames sendo reproduzido nos cinemas) e ameaçou a colocar uma substância nela que tem 50% de chance de torná-la indestrutível. E ela se torna. E o final se resume a ela “dar” esse superpoder para o Tony Stark só porque ele é o protagonista da história. AI MEU DEUS!

O “plot-twist” envolvendo o Mandarim era muito interessante, mas não foi o suficiente para tapar esses buracos no roteiro.



9- Homem de Ferro 2

Dentre os dez da lista, é o que tem a pior premissa. E também é o mais esquecível dentre eles. Vamos ser sinceros: esse filme foi feito só porque o primeiro foi um mega-sucesso e a Marvel sentiu necessidade de fazer mais um antes de os Vingadores.

Em teoria, é um filme que testaria se Tony Stark seria capaz de lutar em equipe. Na prática: um gigante trailer para os Vingadores.



8- O Incrível Hulk

O motivo de estar em uma posição tão baixa não está em um demérito desse filme, mas simplesmente porque eu prefiro a versão de Ang Lee.

Convenhamos, esse filme está para o de Ang Lee da mesma maneira que o Superman de Zack Snyder está para o de Bryan Synger: filmes autorais que exploram uma versão mais romantizada do personagem e explora outros potenciais para a história que foram imediatamente substituídos por versões de “pura pancadaria” porque os seus fãs adolescentes adoram ver a porrada rolar solta.



7- Thor: O Mundo Sombrio

Depois de estabelecido a existência de um universo com vários heróis e vilões, se torna inevitável a presença de alguns buracos no roteiro. Digo: você não acha que Tony Stark ficaria minimamente interessado sobre a enorme e misteriosa nave alienígena que pousou em Londres? Você realmente acharia que Thanos ficaria sentado em seu trono e se contentaria em ver um “elfozinho de merda” fazer o trabalho de destruir o Universo no lugar dele? E Bruce Banner não ficaria zangado de ser teletransportado de um lado para o outro?

Tirando todos esses problemas, o filme consegue ser muito engraçado, mas isso se deve mais a presença da Kat Dennings do que de algum mérito do roteirista ou do diretor.



6- Thor

Uma história tão simples e bobinha que é capaz de crianças de qualquer idade entender: o filho do rei achou que era predestinado e fez besteira; o pai pune retirando os poderes e o filho vai ter que “fazer por merecer” para conseguir os poderes de volta.

Estranho saber que vivemos em um mundo onde filmes sobre mitologia nórdica podem ser contadas para crianças enquanto filmes de carros que viram robôs são considerados como “adultos”.

Não apenas simples, mas também um filme eficiente, bonito, com boas doses de drama (sem exagero) e com boas atuações.

Eu estranhei uma coisa: Thor e Loki parecem trocar de personalidade durante o filme. Thor era mais pró-guerra enquanto Loki era mais cauteloso, enquanto no final Loki queria a guerra e Thor estava tentando evitar. Alguém mais notou isso?



5- Capitão América

Uma história bem “a moda antiga” para um personagem que é bem “a moda antiga”. É o filme perfeito para quem é fã do personagem dos quadrinhos. Só que tem um pequeno problema: eu não sou um fã do personagem. Talvez o motivo seja que o personagem tem AMÉRICA no nome. É um filme tecnicamente competente para ninguém colocar defeito.



4- Capitão América e o Soldado Invernal

Dos filmes da lista, é o que tem a melhor premissa. Convenhamos: Se o Capitão América é, basicamente, um Jason Bourne altruísta, porque não fazer um filme ao estilo “Identidade Bourne” e colocar o Capitão América no meio desse filme para ver como que ele reage diante das conspirações e das tramas de espionagem?

O filme consegue ser espetacularmente bem até descobrirmos que o problema da S.H.I.E.L.D. era que ela estava sendo ocupada internamente pela HYDRA, o que facilitaria tudo e eximia de culpa os norteamericanos. De novo, eu estava esperando o quê de um filme do Capitão AMÉRICA?



3- Os Vingadores

O filme é um dos maiores marcos da história do cinema. Não necessariamente em sua qualidade, mas em seu planejamento ambicioso de criar em seu “Universo Cinemático” uma continuidade com  protagonistas de quatro filmes completamente diferentes em estética e em temática.

Falar que o filme foi “sobre-availado” agora em uma época em que todo mundo que curtiu Guardiões da Galáxia estão falando isso soa inapropriado (porém correto). Mas não deixe de enganar: Vingadores também foi baita de um filme.

Importante notar que todas as virtudes e fraquezas desse filme reproduzem as virtudes e fraquezas de seu diretor: Joss Whedon. É um filme que tem uma boa interação entre os personagens, uma boa cinematografia, muito engraçado, empolgante e excitante, porém também é um filme que deixa a desejar em várias cenas de ação, como por exemplo a perseguição de automóvel e a luta entre Thor e Loki (como dói de ver aquilo) e em ausência de cenas dramáticas.



2- Guardiões da Galáxia

Eu não sei se está próximo do topo da minha lista porque eu acabei de assistir e eu ainda me lembro de várias cenas engraçadas do filme, mas eu posso dizer que é, sim, um filme muito bom. Antes que eu me esqueça: esse não é um filme de ação onde tem cenas engraçadas mas um filme de comédia que se passa em um ambiente de filme de ação.

Não é perfeito: os dramas dos personagens se repetem muito, Ronan é um vilão unidimensional e Gamora está mais para um recurso narrativo do que para personagem. Tudo detalhes que não vão atrapalhar a diversão.

Algum fã de Futurama lendo isso? Te digo uma coisa: esse filme é o mais próximo que você vai assistir na sua vida de um filme live-action de Futurama.

E finalmente...



1- Homem de Ferro

O motivo de tudo ter dado certo para a Marvel até agora. Todo bom plano é preciso ter uma boa base. E que base foi essa. O que faz esse filme se tornar tão icônico é a de que ele serve como uma catarse. Uma história de origem que não apenas é algo impactante para o personagem mas também para o público que assiste.

O grande segredo de Tony Stark ser um personagem carismático não está em seu humor sarcástico ou em ser um bilionário playboy mas pelo fato de ser criado para ser odiado e depois ser colocado em uma situação em que simpatizemos com ele.

Um bilionário cujas riquezas provém de uma indústria de armamento e que foi sequestrado por terroristas e aprendeu que a sua própria riqueza estava nas vendas dessas armas para o exterior financiando guerras é uma catarse que, não só mudaria a vida de Stark para sempre mas serve de ensinamento para o público que as guerras existem porque são lucrativas para a indústria armamentista.

E, além disso tudo, o principal vilão do filme ser do ramo bélico e tentar impedir Stark de fechar o setor de armas da indústria mostra o quanto é delicado a situação das guerras no mundo não apenas ficcionais como na vida real.

E o coração artificial de Tony serve como uma cicatriz eterna desse incidente. E removê-la no final do terceiro filme também remove tudo aquilo que o personagem representa. A partir de agora, o “Homem de Ferro” será um Wolverine que cospe fogo. Pena.



Então, é isso! Agora é só esperar para o próximo filme: A Era de Skynet Ultron.

Um comentário: