quinta-feira, 19 de junho de 2014

Fã de esporte também é Nerd

Eu já disse anteriormente que a sensação de bullying por seguir tendências que não sejam muito populares faz parte da identidade Nerd. Porém, muitos nerds são arrogantes e exibidos, se achando mais inteligentes do que as outras pessoas só por causa disso. Sério.

A grande maioria dos nerds agem como se “eu sou mais inteligente do que você porque eu assisto Star Trek enquanto você assiste o Corínthians” fosse um argumento válido, se esquecendo que os dois últimos filmes do Star Trek eram alienantes e que você pode avaliar o futebol taticamente.

Sobre essa última informação, eu tenho uma coisa a te dizer: Fãs de esporte também são nerds. Quase tudo que existe na “cultura nerd” também tem algo de similar com os fãs de esporte.

Nerds fazem cosplay de seus personagens de animes favoritos, enquanto os fãs de esporte fazem cosplay de seus jogadores de futebol favoritos. Nerds jogam RPGs ao estilo “Dungeons & Dragons” com vários números no perfil do personagem enquanto fãs de esporte fazem contas cheias de números em seus simuladores.

Nerds fazem crossovers imaginando confronto entre dois personagens fictícios, fãs de esporte fazem bolão imaginando confronto entre duas equipes. Nerds gostam de calcular força e velocidade dos personagens, fãs de esporte calculam a distância percorrida e a velocidade do chute de um jogador.

Nerds tem podcasts, fãs de esporte tem programas esportivos de rádio. Nerds tem webcomics zoando a “dissonância ludonarrativa” dos games, fãs de esporte tem charges que zoam os times perdedores. Nerds tem action figures de personagem, fãs de esporte tem mascotes de times. Nerds adoram franquias como “Star Trek” e “Star Wars”, os fãs de esporte tem “FIFA” e “PES”. Nerds tem adoração por Superman ou Goku, fãs de esporte tem por Pelé ou Senna.

Então por que os Nerds insistem em dizer que os fãs de esporte são seus “inimigos” quando temos tanta coisa em comum? Antes que alguém venha com o papo de macho alfa e beta, eu tenho que dizer que tem muito nerd que é extrovertido e/ou tem porte atlético enquanto tem muito fã de esporte (eu não estou me referindo a atleta) que são introvertidos e/ou franzinos.

Para terminar: os ingleses costumam chamar os fãs de esporte de “Sport Nerds”. Então, vamos todos fazer nerdiçes juntos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário